Crédito da Imagem: Google imagens
Legenda: Incentivar a leitura é um desafio a ser enfrentado com urgência
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro entre os meses de junho e julho de 2011 e divulgada no último dia 21, o brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora, ou seja, leu ao menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em parte. Uma pesquisa igual a essa realizada em 2007 e divulgada em 2008 apontava que a leitura média era de 4,7 livros por ano. Para realização do trabalho foram ouvidas 5000 pessoas em 315 municípios do país.
A pesquisa verificou também que o número maior de leitores está localizado no público feminino. 53% das mulheres são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%). Ao perguntar para os entrevistados quantos livros foram lidos nos últimos três meses, período considerado pelo estudo como de mais fácil para lembrança, a média de exemplares foi 1,85. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 indicados pela escola. Ainda segundo a pesquisa, 75% da população nunca frequentou uma biblioteca na vida.
Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. Os alunos leem 1,2 livro por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47). De acordo com o estudo, a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros.
Fonte: Portal Acessa Escola
0 comentários:
Postar um comentário